sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Explosão perto do Horto de Dois Irmãos deixa quatro feridos

 Uma explosão ao lado do Parque do Horto de Dois Irmãos, na Zona Norte do Recife, causou tumulto no início da tarde desta sexta-feira (12), em pleno Dia das Crianças, data em que o espaço de lazer recebe muitos visitantes. Um cilindro utilizado para encher balões de ar explodiu e outros dois pegaram fogo deixando quatro vítimas, sendo dois com queimaduras pelo corpo e outros dois sofreram mutilações nos membros inferiores. Todas as vítimas são do sexo masculino.



Marcelo de Paulo Santos, 42 anos, e Vanderson José da Silva Oliveira, 19, tiveram as pernas amputadas na altura da coxa e foram levados ao Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cordeiro, Zona Oeste do Recife. O primeiro encontra-se no bloco cirúrgico. Já o segundo passou por cirurgia e está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em estado grave. Geraldo da Conceição Filho, 17 anos, sofreu queimadura de 1º grau e foi levado a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) da Caxangá. Ele foi medicado e a expectativa é que ele possa receber alta nas próximas horas. José André da Silva, 37, sofreu queimaduras de 3º grau e foi encaminhado ao Hospital da Restauração (HR), no Derby, área central da capital. 

De acordo com o perito do Instituto de Criminalística (IC), Gilson Freitas, não foi possível identificar a substância que estava dentro do equipamento. "Apenas exames em laboratório poderá revelar o que provocou a explosão", afirmou. As investigações do caso ficaram sob a responsabilidade da Delegacia de Casa Amarela.
Em nota, a administração do Parque Dois Irmãos disse que "lamenta o acidente ocorrido, na tarde desta sexta-feira (12), nos arredores da Praça Farias Neves, envolvendo ambulantes que manuseavam cilindros de gás para encher balões de festa, em pleno Dia das Crianças, data de maior público do zoo". A nota também dizia que "é terminantemente proibida a entrada de visitantes com balões e bexigas no Parque, e também a venda destes produtos dentro do zoológico. Vale salientar que essa é uma norma de segurança típica de zoos, uma vez que, ao estourarem, restos dos balões podem chegar aos recintos dos animais e serem ingeridos por eles'.

“Não temos autoridade para fazer qualquer tipo de fiscalização deste tipo de comércio na área externa do Parque. Por se tratar de uma área pública, em datas de grandes aglomerações estes vendedores aparecem, assim como acontece em outros locais do Grande Recife”, esclarece a gerente do Parque, Silvana Silva. “O que estamos fazendo é um apelo aos órgãos fiscalizadores para que vistoriem não só os cilindros, mas também os botijões de gás utilizados por estes ambulantes.”

"A administração do parque estadual contabilizou cerca de 18 mil visitantes durante todo o dia de hoje, quando foram mobilizadas 180 pessoas para trabalhar na festa do Dia das Crianças, entre funcionários, monitores, policiais (PM e Cipoma), guarda patrimonial e recreadores. Como o acidente aconteceu a cerca de 150 metros de distância dos portões do zoológico, a programação especial da festa não chegou a ser afetada, e o funcionamento do Parque seguiu o horário normal, com os portões sendo fechados às 17h30 (tendo aberto às 8h)", informou a nota.
Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário