terça-feira, 30 de abril de 2013

Governo de PE convoca coletiva para anunciar 24 horas sem homicídio


Acontecimento é inédito desde o surgimento do programa Pacto Pela Vida. 
Eduardo Campos comemorou o 'fato histórico' diante dos jornalistas.



Governador e secretário de Defesa Social comemoram feito (Foto: Renan Holanda / G1)
Governador e secretário de Defesa Social comemoram feito
(Foto: Renan Holanda / G1)
O Governo de Pernambuco informou, na tarde desta terça-feira (30), que o estado registrou um dia inteiro sem homicídios, pela primeira vez desde o surgimento das estatísticas do programa Pacto pela Vida. A data histórica ocorreu na segunda-feira (29). O anúncio, feito na sede da Secretaria de Planejamento, foi incluído às pressas na agenda do governador Eduardo Campos e a assessoria do Palácio convocou os jornalistas cerca de duas horas antes do evento.
"Esse é um fato histórico. Nós já havíamos registrados vários dias sem homicídios no Recife e em outras cidades, mas nunca em todo o estado", comemorou o governador. Em 2013, a capital pernambucana já teve 52 dias sem assassinatos. Outros 43 municípios não registraram nenhum crime do tipo durante todo o ano, sendo que sete deles não têm homicídios desde 2012. "É um presente antecipado de aniversário do Pacto, que faz aniversário no dia 8 (de maio)", afirmou Campos.
O secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, disse que o resultado é um esforço conjunto de várias entidades do governo e da sociedade civil. Ele destacou que o resultado se deve à atuação da polícia em diversas frentes. "Estamos trabalhando tanto com o nosso setor de inteligência, que busca desarticular grandes organizações criminosas, como com a polícia preventiva, dentro dos bairros e das comunidades", explicou.
O Pacto pela Vida foi lançado em 2007 e, desde então, as estatísticas revelam uma queda de 35,4% nos homicídios em todo o estado. No Recife, esse número chega a 52%



G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário