
Um dos fatores que influenciou a iniciativa de incluir a Reserva na rota de visitação turística estadual e municipal foi o advento das Copas das Confederações em 2013 e a Copa do Mundo da FIFA de 2014 sediadas ambas por São Lourenço. Após a liberação da UFRPE, atual responsável pela reserva, a Empetur, em parceria com a Prefeitura, vai fazer um levantamento das potencialidades e impactos ambientais e viabilizar projetos de acessibilidade, monitoramento, segurança e outros.
Para Adalberto Epaminondas, o aval da Universidade foi uma grande conquista para o turismo na cidade. “São Lourenço da Mata está abrindo um leque de acervo histórico e cultural para ser explorado pelo pernambucano, brasileiro, estrangeiro e até mesmo o próprio são lourencense, que não conhece, ainda, os nossos tesouros. Agora vale salientar que esse é só o primeiro passo de um vasto caminho até a abertura oficial da Reserva”, ressaltou o secretário.
A previsão para a finalização de todos os projetos e a abertura da Reserva Ecológica de Tapacurá para a visitação pública é de até o primeiro trimestre de 2014, com possibilidades de ser reduzido (o prazo) e atender ao público que estiver na cidade prestigiando a Copa das Confederações, no próximo ano.
Reserva Ecológica de Tapacurá - Criada em 1975, está instalada nas terras em que funcionava a antiga Escola Superior de Agricultura São Bento. Ao todo são 776 hectares de terra, ocupado por matas primitivas, capoeiras e terrenos vagos, além de um lago formado pela represa do Rio Tapacurá. Na Estação são desenvolvidas diversas pesquisas na área de botânica, zoologia e ecologia. No local também são realizas atividades de produção de mudas de espécies frutíferas e florestais de interesse da Mata Atlântica, com destaque para o Pau-Brasil, com mais de 100 mil árvores remanescentes da Mata Atlântica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário