terça-feira, 4 de setembro de 2012

Folha de Pernambuco reconhece erro e pede desculpas por anúncio

Um movimento religioso conservador de Pernambuco comprou espaço publicitário em dois jornais do estado para divulgar o Movimento Pró Vida-PE, contrário a, entre outras coisas, pedofilia, turismo sexual, exploração sexual de menores e, no meio disso tudo, “homossexualismo”.
Jornal Folha de Pernambuco com anúncio homofóbico, setembro de 2012

Com o slogan “Pernambuco Não Te Quer”, que faz referência à ação do governo "Recife te quer" para valorização do turismo, o movimento Javé Nossa Justiça, formado por cristãos, defende a expulsão de gays do estado. No site, eles chegam a publicar artigos afirmando que "homossexualismo é doença e pode ser curada".
Dois jornais da região publicaram o anúncio: a Folha de Pernambuco (que rendeu a foto que até a publicação da notícia tinha mais de 2.250 compartilhamentos) e o Diário de Pernambuco.
Na própria página do Facebook da Folha, o jornal se retrata: “Com referência ao anúncio publicitário autorizado e pago pelo Instituto Pró-Vida PE, publicado na edição de segunda-feira, dia 3 de setembro, a Folha de Pernambuco afirma que o seu conteúdo de forma alguma reflete a opinião do Jornal. Ao longo dos seus 14 anos, a Folha vem construindo e mantendo uma relação de respeito junto aos seus leitores, focado na promoção dos direitos humanos, inclusive da comunidade LGBT, com quem o jornal mantém diálogo constante.”
 Em algumas redes socias o assunto causou polêmica

Veja A Nota de esclarecimento da Folha de PE

NOTA DE ESCLARECIMENTO
Erramos! Pedimos desculpas e garantimos que tal episódio não se repetirá. Sobre o anúncio publicitário do Instituto Pró-Vida publicado na edição de segunda-feira, 3 de setembro de 2012, a Folha de Pernambuco afirma que seu conteúdo de forma alguma reflete a opinião do jornal, cuja prática sempre foi a de divulgar e promover todas as ações que esclarecem e propagam a tolerância e o respeito aos direitos humanos.
Ao longo dos seus 14 anos, a Folha construiu um histórico de respeito aos seus leitores, focado na promoção aos direitos humanos, inclusive da comunidade LGBT, com a qual o jornal mantém diálogo constante. Reconhecemos como dever assegurar o respeito ao próximo e não tolerar qualquer tipo discriminação, seja ela racial, religiosa ou sexual.
A direção

Nenhum comentário:

Postar um comentário