quarta-feira, 14 de março de 2012

Ministro da Saúde de Dilma caiu na noite do Recife para ver combate ao crack


Depois de ter desembarcado na capital pernambucana por volta das 23h desta terça (13), o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, da base aérea, em Boa Viagem, seguiu em comitiva direto para o Centro da cidade, para acompanhar o programa Consultório de Rua, criado pela Prefeitura do Recife, que visa ao combate a drogas, em especial, o crack e álcool, junto a pessoas que vivem nas ruas. Ele estava acompanhado pela secretária nacional de Segurança Pública, Regina Minc, e pelo secretário municipal de Saúde, Gustavo Couto.

Alexandre Padilha adiantou o repasse de R$ 2 milhões para a construção e reforma de albergues

A comitiva viu de perto o trabalho de cerca de 30 chamados redutores de danos no horário noturno.

O primeiro local visitado foi a Praça da Independência, no bairro de Santo Antônio.

Em seguida, Alexandre Padilha foi até a Praça Maciel Pinheiro (Boa Vista), onde o programa Consultório de Rua faz permanentemente ações junto a moradores de rua.

No local, o ministro conversou com os chamados redutores de danos e com algumas das pessoas em condição de vulnerabilidade.

Padilha elogiou o programa da Secretaria Municipal de Saúde e ressaltou o pioneirismo da ação no Recife.

“Estamos acompanhando o trabalho no Recife, que é uma cidade referência no combate ao crack. Trata-se de um programa consolidado e agora são necessárias mais ações combinadas de prevenção, repressão e tratamento envolvendo os três governos (federal, estadual e municipal)”, afirmou o ministro, adiantando que o Ministério garantirá mais R$ 2 milhões para a construção de quatro albergues e requalificação dos quatro existentes.

Para o secretário de Saúde, Gustavo Couto, a visita do ministro e o acompanhamento das ações representam o sucesso do trabalho praticado pela Prefeitura do Recife.

“Já atuamos há um ano e quatro meses com o Consultório de Rua, que se tornou referência, chegando a ser estudado em outros estados. É uma ótima notícia essa dada pelo ministro, pois impulsionará nossas ações. Agora, a meta da prefeitura é transformar esses albergues em CAPS 24h (Centro de Atenção Psicossocial), com possibilidades de diversos tratamentos relacionados ao consumo de crack e outras drogas como o álcool”, comemorou o secretário.

Na manhã desta quarta (14), o ministro assinou termo de adesão, junto com o prefeito João da Costa e o governador Eduardo Campos, ao programa federal “Crack, é possível vencer”.

O ato protocolar aconteceu no Palácio do Campo das Princesas e tem por objetivo articular melhor os setores da Segurança Pública, Assistência Social e Saúde, no intuito de tornar mais eficaz o combate ao tráfico de drogas, ampliar atividades de prevenção e aumentar a oferta de tratamento aos usuários de crack.


Blog do Jamildo

Nenhum comentário:

Postar um comentário